FORMAÇÕES EM TEXTOS

Textos formativos de outros autores que nos levam à profundas reflexões sobre os mais diversos assuntos da vida.

  • #FRASESDOBRUNO,  BLOG ABRAÇO DE PAI,  DESTAQUES,  EVENTOS E MISSÕES,  FORMAÇÕES EM TEXTOS,  LIVROS DO BRUNO,  MENSAGEM DO DIA

    Lançamento do livro “O abraço que salvou minha vida” (15/07/2017) – Vídeo

    . SINOPSE: Um abraço é capaz de aproximar as pessoas, os seus corpos, os seus corações e até mesmo as suas almas. Sabe aquele momento de sua vida em que você sente uma angústia, um aperto, uma profunda tristeza e tudo o que mais precisa é um abraço? Pois bem, todos nós já passamos por isso. Se um abraço é capaz de transformar o nosso dia, um abraço dado pelo próprio Deus é capaz de transformar a nossa vida. O abraço que salvou minha vida é muito mais do que um livro, trata-se de um itinerário real, regado à testemunhos, que o levará a uma profunda experiência com este abraço…

  • FORMAÇÕES EM TEXTOS

    Como salvar seu casamento antes de conhecer seu/sua futuro(a) esposo(a)

    Minha meta é ajudá-lo a encontrar o amor de Deus. Há dois anos, meu avó faleceu. Eles tinham dez filhos, mas eram sempre enamorados. No velório de minha avó, ele foi até o caixão dela, deu-lhe um beijo no nariz e lhe disse: “Tchau, baby”. Eles tinham quase 100 anos e ainda se amavam. Isso é amor! Hoje, quando falamos em relacionamentos, pensamos em sexo. Como você fará um casamento dar certo se você tem essa mentalidade? Há diversos “especialistas em casamento” que estão vivendo seu quarto ou quinto matrimônio. Mas saibam que um grande homem falou muito sobre o amor, embora ele nunca tenha sido casado: João Paulo II.…

  • FORMAÇÕES EM TEXTOS

    Soberba, a cultura do ego

    A soberba é o pior de todos os pecados. É o que levou os anjos maus a se rebelarem contra Deus, e levou Adão e Eva à desobediência e ao pecado original. Alguém disse que o orgulho é tão enraizado em nós, por causa do pecado original, que “só morre meia hora depois do dono”. Por outro lado, por ser o oposto da soberba, a humildade é uma grande virtude, a que mais caracterizou o próprio Jesus, “manso e humilde de coração” (Mt 11,29), e também marcou a vida de Maria, “a serva do Senhor” (Lc 1, 38); José e todos os santos da Igreja. São Vicente de Paulo ensinava…

  • FORMAÇÕES EM TEXTOS

    Papa Francisco aos noivos (14/02/2014)

    DIÁLOGO DO PAPA FRANCISCO COM OS NOIVOS Praça São Pedro – Vaticano Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 Boletim da Santa Sé Tradução: Liliane Borges 1ª Pergunta : O medo do “para sempre” Santidade, muitos hoje pensam que prometer fidelidade para toda a vida é um compromisso muito difícil, muitos sentem que o desafio de viver juntos para sempre é bonito, fascinante, mas muito exigente, quase impossível. Pedimos que sua palavra possa nos iluminar sobre esse aspecto. É importante perguntar se é possível amar “para sempre”. Hoje, muitas pessoas têm medo de fazer escolhas definitivas, por toda a vida, parece impossível. Hoje tudo está mudando rapidamente, nada dura muito tempo……

  • FORMAÇÕES EM TEXTOS

    Assumir nossa identidade verdadeira

    Sem dúvida alguma, a liberdade não é uma utopia. Ela é, intrinsecamente, desafiante, mas não irreal. É fato que a liberdade aqui proposta, no sentido de uma autonomia identitária (posse contínua da própria identidade), é realidade exigente e profundamente “desinstaladora” para toda e qualquer pessoa. Vivemos em um tempo no qual muitas pessoas “existem” sob os fardos de uma profunda crise identitária e constantemente representam diferentes personagens – em nome de ideologias e modismos – e, infelizmente, o que realmente se é acaba ficando submerso em meio a essa teia de representações. Cada ser humano possui uma história, uma essência, enfim, uma específica identidade. Pena que são raras as pessoas…

  • FORMAÇÕES EM TEXTOS

    Romper com o mal

    “Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares” (Efésios 6, 11-12ss). Essa passagem da escritura, a princípio, parece uma coisa terrificante, mas é real. Você sabe quantas vezes Jesus realizou libertações. Essa realidade existe e nós não podemos brincar com ela. São Paulo, na Carta aos Efésios, fala com palavras claras sobre a existência dos demônios. Muitos tentam desmistificar essa verdade, mas é uma realidade bíblica que a Igreja vem ratificando…

  • FORMAÇÕES EM TEXTOS

    O verdadeiro amigo é um grande tesouro!

    A palavra de Desus é exuberante quando nos fala da amizade: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois o seu amigo lhe será semelhante”. (Eclo 6,14ss) Amigo não é apenas um conhecido, colega ou companheiro. Não! Amigo é amigo. Se eu quisesse definir amigo e amizade teria de encontrar as palavras certas e…

  • FORMAÇÕES EM TEXTOS

    Drogas x Educação Familiar

    “A primeira vez que eu vi uma fileira de cocaína foi com 17 anos de idade. Naquela noite o meu objetivo era dar uns beijos em uma morena de olhos verdes maravilhosa. Quando eu entrei no casarão a primeira pessoa que eu vi foi a morena de olhos verdes. Ela estava na sala da casa no meio de um grupo de amigos todos ajoelhados de frente para a mesa de centro. Enquanto eu andava em direção a sala, a morena maravilhosa abaixou a cabeça sobre a mesa e cheirou a fileira de cocaína. Ela levantou a cabeça e sorriu para mim dizendo: “Oi Ricardão, Você veio. Vem cá. Eu quero…

  • FORMAÇÕES EM TEXTOS

    O Rio Amarelo

    Recebi um email que me fez pensar… A pessoa me disse: “Padre Fábio, você tinha tudo pra dar errado, mas não deu…” Ela disse depois de ter me acompanhado em diversas entrevistas. Ela foi capaz de reunir as peças do quebra cabeça de minha vida e concluir o que concluiu. Fiquei pensando no quanto ela tem razão. A vida nunca foi fácil pra mim. Nasci no limite e cresci nele. Nunca tive muitas oportunidades. Minha vida foi marcada pela pobreza, pelas dificuldades e pelo sofrimento. Mesmo assim eu insisti que poderia ser diferente. E o que me levava adiante era a minha teimosia em sonhar sempre. Talvez seja por isso…

  • FORMAÇÕES EM TEXTOS

    Nosso Pai é o piloto

    O homem observou o menino sozinho na sala de espera do aeroporto aguardando seu vôo. Quando o embarque começou, o menino foi colocado na frente da fila, para entrar e encontrar seu assento antes dos adultos. Ao entrar no avião, o homem viu que o menino estava sentado ao lado de sua poltrona. O menino foi cortês quando puxou conversa com ele, e, em seguida, começou a passar o tempo colorindo um livro. Não demonstrava ansiedade ou preocupação com o vôo enquanto as preparações para a decolagem estavam sendo feitas. Durante o vôo, o avião entrou numa tempestade muito forte, o que fez que ele balançasse como uma pena ao…